PUBLICIDADE

Ásia

Canadá: situação no Japão não justifica evacuação de cidadãos

17 mar 2011 - 16h12
(atualizado às 16h35)
Compartilhar

Ottawa declarou nesta quinta-feira que não tem planos iminentes para evacuar seus cidadãos do Japão, mas ao mesmo tempo fretou dois ônibus para que os canadenses deixem o norte do país, a zona afetada pelo acidente da usina nuclear de Fukushima.

O secretário parlamentar do ministro de Relações Exteriores do Canadá, o deputado Deepak Obhrai, declarou nesta quinta-feira à televisão pública canadense CBC que Ottawa não considera que a situação no Japão é suficientemente grave para justificar a evacuação de seus cidadãos do país.

Obhrai acrescentou que Ottawa tem "planos de contingência" caso a situação dos reatores de Fukushima piore, mas que o Canadá não compartilha a avaliação sobre o risco que outros países fizeram ao evacuarem seus cidadãos. Ottawa fretou dois ônibus para que seus cidadãos que residem no norte do Japão sejam transferidos ao sul do país.

As autoridades canadenses recomendaram nesta quinta-feira a seus cidadãos que evacuem a área situada dentro de um raio de 80 quilômetros da usina nuclear de Fukushima. O anúncio multiplica por quatro o raio da zona de evacuação que as autoridades canadenses aconselhavam até quinta-feira.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 5,4 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade