PUBLICIDADE

Estados Unidos

Barack Obama fará declaração sobre o Japão às 16h30

17 mar 2011 - 14h11
(atualizado às 15h50)
Compartilhar

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fará uma declaração sobre a situação no Japão daqui a pouco, às 16h30, hora de Brasília, anunciou a Casa Branca.

"Farei um pronunciamento sobre o Japão mais tarde" disse Obama aos jornalistas que o questionavam sobre a situação no país, atingido pelo pior desastre nuclear desde Chernobyl.

"Não vou responder às perguntas agora, mas voltarei ao assunto mais tarde", acrescentou Obama na Sala Oval, onde recebia o primeiro-ministro irlandês Enda Kenny. Segundo sua assessoria, a declaração será feita no Jardim das Rosas da Casa Branca.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 4,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos podem chegar a US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade