PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA autorizam que famílias de militares no Japão deixem ilha

17 mar 2011 - 12h30
(atualizado às 13h21)
Compartilhar

O exército americano autorizou às famílias dos soldados posicionados no Japão que deixem Honshu, a principal ilha do país, anunciou nesta quinta-feira o Pentágono.

Esta medida diz respeito apenas às famílias que moram na principal ilha do arquipélago onde se acham várias bases militares americanas, mas não as famílias que vivem na ilha de Okinawa, onde também há uma importante base militar americana.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 5,4 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade