PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA entregam trajes de proteção de radiação ao Japão

17 mar 2011 - 12h18
(atualizado às 13h04)
Compartilhar

Os Estados Unidos entregaram 100 trajes de proteção contra as emanações radioativas ao governo do Japão, para uso na central de Fukushima.

info infográfico evacuação japão
info infográfico evacuação japão
Foto: AFP

"Cem trajes NBC (nuclear, biológico, químico) e máscaras de proteção do porta-aviões George Washington foram entregues esta manhã ao governo japonês para ser usados na central nuclear de Fukushima", afirma um comunicado do comando da VII Frota americana.

Em uma ligação ao primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, o presidente americano Barack Obama reafirmou apoio ao país e ofereceu o envio de mais especialistas nucleares.

Trinta e três especialistas do Departamento de Energia americano e nove analistas da Autoridade de Regulamentação Nuclear (NRC) viajaram ao Japão com oito toneladas de material, informou o jornal Washington Post.

Além disso, cinco bombas de alta pressão foram entregues às autoridades japonesas.

A ajuda de Washington para enfrentar a crise na central de Fukushima se limita até o momento a um apoio logístico.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 5,4 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade