PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA autorizam saída de famílias de pessoal diplomático do Japão

17 mar 2011 - 01h47
(atualizado às 02h05)
Compartilhar

O Departamento de Estado americano autorizou nesta quarta-feira a saída das famílias do pessoal de sua embaixada no Japão, em meio à crise nuclear após o terremoto e tsunami que devastou o nordeste do país.

"O Departamento de Estado autorizou a saída voluntária, incluindo para áreas seguras dentro do Japão, dos familiares e pessoas ligadas a funcionários do governo", assinalou Patrick Kennedy. "Não ordenamos a saída. Deixamos esta oportunidade para quem desejar", acrescentou.

A autorização envolve cerca de 600 familiares de diplomatas da embaixada de Tóquio, do consulado em Nagoya e de uma escola de idiomas em Yokohama, precisou Kennedy.

A medida é adotada após a embaixada dos EUA em Tóquio recomendar aos cidadãos americanos que observem uma distância de 80 km do complexo de Fukushima, epicentro da crise nuclear. "Recomendamos, por precaução, que os cidadãos americanos que vivem em um raio de 50 milhas (80 km) em torno da central nuclear de Fukushima abandonem a zona ou procurem abrigo se a evacuação não for possível".

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

info infográfico ventos radioativos terremoto japão
info infográfico ventos radioativos terremoto japão
Foto: Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade