PUBLICIDADE

Ásia

Alemanha recomenda a seus cidadãos que abandonem Tóquio

16 mar 2011 - 14h59
(atualizado às 15h55)
Compartilhar

O Ministério de Relações Exteriores alemão recomendou nesta quarta-feira a seus cidadãos residentes na área metropolitana de Tóquio que abandonem a capital japonesa perante o risco de uma catástrofe nuclear.

Risco de colapso em usina nuclear de Fukushima assusta os moradores de Tóquio
Risco de colapso em usina nuclear de Fukushima assusta os moradores de Tóquio
Foto: Kyodo News / AP

"O Ministério recomenda a todos os alemães na região de Fukushima e na zona de Tóquio-Yokohama que se transfiram a Osaka e, através desta cidade, ao exterior", explica um comunicado oficial publicado no site oficial.

O governo alemão uniu-se assim às recomendações lançadas por outros executivos, como o português e o russo, que aconselharam seus cidadãos que se desloquem para o sul do país atingido pela crise nuclear ou que, diretamente, o abandonem para evitar riscos.

O Ministério considera que na atualidade cerca de mil alemães continuam residindo em Tóquio, depois que cerca de 4 mil abandonassem a capital japonesa desde o terremoto da sexta-feira passada.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 4,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos podem chegar a US$ 200 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade