PUBLICIDADE

Ásia

Japão está preocupado com combustível nuclear usado, diz AIEA

16 mar 2011 - 12h40
(atualizado às 14h18)
Compartilhar

Autoridades japonesas estão preocupadas com a situação de uma piscina que armazena combustível nuclear usado em um complexo de reatores bastante danificado pelo terremoto e tsunami da semana passada, disse nesta quarta-feira a agência de fiscalização nuclear da ONU.

info infográfico temor usina nuclear
info infográfico temor usina nuclear
Foto: Divulgação

"Autoridades japonesas reportaram preocupações com a condição de uma piscina de combustível nuclear usado nas unidades 3 e 4 da usina Fukushima Daiichi", disse a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em nota.

Segundo o comunicado, o ministro da Defesa do Japão anunciou que helicópteros serão utilizados para jogar água sobre o reator número 3, e que as autoridades também estão se preparando para jogar água na unidade 4 a partir de posições em terra.

"Alguns destroços da explosão de 14 de março na unidade 3 precisam ser removidos antes que se possa começar a jogar água", acrescentou a AIEA.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade