PUBLICIDADE

Ásia

China suspende aprovação de novas usinas nucleares

16 mar 2011 - 08h13
(atualizado às 09h21)
Compartilhar

O governo chinês anunciou nesta quarta-feira a suspensão do processo de aprovação de novas usinas nucleares com o objetivo de revisar seus padrões de segurança, após a explosão na central japonesa de Fukushima desencadeada pelo grande terremoto de sexta-feira passada. O Conselho de Estado pediu nesta quarta-feira após uma reunião que sejam realizados controles de segurança nas usinas existentes, segundo a agência oficial de notícias Xinhua. A reunião foi presidida pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 2,7 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade