PUBLICIDADE

Ásia

Helicóptero militar tentará jogar água no reator de Fukushima

16 mar 2011 - 06h11
(atualizado às 06h23)
Compartilhar

Um helicóptero militar tentará jogar água em um dos reatores da central nuclear de Fukushima para resfriá-lo, informou a televisão pública japonesa, que exibiu imagens do momento da decolagem do aparelho. Uma fonte do Ministério da Defesa informou que a ordem para a missão com o helicóptero, um CH-47 Chinook, foi recebida às 16h (4h de Brasília).

Outros helicópteros estão preparados para participar nas operações na central, que está sofrendo uma combinação de acidentes nos reatores, informou o site do jornal Yomiuri Shimbun.

A companhia elétrica japonesa Tepco anunciou na terça-feira que estudava esta solução ante a impossibilidade de utilizar os mecanismos habituais para resfriar os reatores, que foram avariados após o terremoto e tsunami que sacudiu o nordeste do país.

No momento não é possível ter acesso aos reatores em consequência dos altos níveis de radioatividade.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

info infográfico temor usina nuclear
info infográfico temor usina nuclear
Foto: Divulgação
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade