PUBLICIDADE

Ásia

Crise nuclear: Tóquio vai pedir ajuda a militares americanos

16 mar 2011 - 00h57
(atualizado às 01h55)
Compartilhar

O Japão está disposto a pedir ajuda às forças armadas dos Estados Unidos para enfrentar a catástrofe nuclear na central de Fukushima, informou o porta-voz do governo japonês.

Perguntado pela imprensa se o governo japonês havia solicitado a ajuda dos Estados Unidos, o porta-voz Yukio Edano respondeu que Tóquio "se prepara" para tal eventualidade. "A cooperação militar americana pode ser útil" na central de Fukushima, onde os americanos "já estão auxiliando com apoio logístico".

Oito navios militares americanos, incluindo o porta-aviões "Ronald Reagan" e sua escolta, participam das operações de resgate no nordeste do Japão, devastado por um terremoto de 9 graus seguido por um devastador tsunami. O "Ronald Reagan" é usado como plataforma para abastecer os helicópteros do exército e da guarda costeira japoneses que participam das operações de resgate. Já os aparelhos do porta-aviões realizam missões de reconhecimento e abastecimento das vítimas do desastre, segundo o Pentágono.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

Uma série de pequemos incêndios foi registrado entre os lares e escombros submersos nas águas do tsunami, em Sendai,na região de Miyagi, logo após a costa do Japão ser atingida por um terremoto
Uma série de pequemos incêndios foi registrado entre os lares e escombros submersos nas águas do tsunami, em Sendai,na região de Miyagi, logo após a costa do Japão ser atingida por um terremoto
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade