PUBLICIDADE

Ásia

China oferece envio de equipes de resgate e materiais ao Japão

16 mar 2011 - 00h29
(atualizado às 01h25)
Compartilhar

O Ministério da Defesa da China ofereceu ao Japão o envio de equipes de resgate e materiais à zona devastada pelo terremoto e o posterior tsunami da última sexta-feira, informou nesta quarta a agência oficial Xinhua.

As forças armadas chinesas também poderiam enviar equipamentos médicos, pessoal especializado na prevenção de doenças contagiosas e hospitais de campanha, ressaltou o Ministério, destacando que espera que a ajuda "contribua para que os japoneses superem as dificuldades".

Se a oferta for aceita, será a primeira vez que tropas chinesas irão operar em território do Japão, país que mantém diferenças históricas com a China devido à invasão do território chinês por parte do Exército japonês entre 1931 e 1945.

O governo chinês ofereceu suas condolências às vítimas, assim como ajuda humanitária no valor de 36 milhões de iuanes (US$ 5,4 milhões) e uma equipe civil de resgate formada por 15 especialistas.

O gigante asiático ordenou a evacuação dos cerca de 20 mil chineses que residem na zona afetada pelo terremoto, o posterior tsunami e os acidentes nucleares. Além disso, as autoridades ambientais realizam medições em território chinês diante das possíveis mudanças nos níveis de radiação, embora por enquanto não tenham sido detectadas anomalias.

A China, que atualmente conta com 13 reatores nucleares em funcionamento, é um dos países com mais construções de instalações deste tipo em andamento (27), e as autoridades chinesas indicaram que a catástrofe no Japão não modificará seus planos.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

info infográfico temor usina nuclear
info infográfico temor usina nuclear
Foto: Divulgação
EFE   
Compartilhar
Publicidade