PUBLICIDADE

Ásia

Barras de combustíveis de 2 reatores estão danificadas

15 mar 2011 - 23h41
(atualizado em 16/3/2011 às 01h05)
Compartilhar

As barras de combustível dos reatores número 1 e 2 da usina nuclear de Fukushima ficaram danificadas em consequência da situação gerada pelo terremoto, informou nesta quarta-feira a emissora de televisão NHK.

No reator número 1, 70% das varas de combustíveis estão danificadas, além de 33% no reator número 2. Os danos foram causados após as barras terem ficado expostas à atmosfera depois da redução do nível da água que as mantêm estáveis e refrigeradas, devido aos cortes de eletricidade causados pelo terremoto.

Nas últimas horas houve a redução da quantidade do líquido e aumentou a pressão dentro das estruturas que protegem o núcleo dos reatores, elevando o risco de que as varas fiquem sem proteção e possa ocorrer um processo de fusão que emitiria radioatividade.

Funcionários da empresa operadora da usina, a Tokyo Electric Power (Tepco), trabalham contra o relógio para bombear água salgada nos reatores. Além disso, continua descendo o nível de água no reator 5, que, assim como o 6, não está funcionando mas que também enfrenta problemas.

A Agência de Segurança Nuclear do Japão explicou que o tsunami gerado pelo terremoto causou avarias em um gerador alimentado por combustível diesel que injeta água dentro do invólucro protetor do reator 5. Para corrigir esse defeito, os técnicos da Tepco abriram uma válvula com a esperança de aliviar a pressão, processo que liberou uma quantidade indeterminada de líquido refrigerante.

Às 21h de terça-feira (9h de Brasília), o nível de água no recipiente de segurança do reator número 5 estava a 2 m acima das barras, 40 cm menos que cinco horas antes. As autoridades acreditam que poderão resolver essa falha utilizando o gerador do reator número 6, que saiu ileso do tremor.

No momento também está em curso um processo para tentar controlar um incêndio por combustão de hidrogênio no reator número 4, que, segundo a Tepco, emitiu um "alto nível" de radiação.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

info infográfico ventos radioativos terremoto japão
info infográfico ventos radioativos terremoto japão
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade