PUBLICIDADE

Estados Unidos

Obama quer que EUA melhorem "segurança" de usinas nucleares

15 mar 2011 - 19h41
(atualizado às 20h29)
Compartilhar

O presidente Barack Obama afirmou, nesta terça-feira, desejar que os Estados Unidos estudem "como melhorar a segurança e o desempenho de suas usinas nucleares", depois da multiplicação de acidentes no Japão, causados por um forte terremoto, seguido de tsumani.

"As plantas nucleares são concebidas para resistir a determinados níveis de sismos, mas nada é 100% seguro", declarou o presidente americano em entrevista ao canal de televisão CBS.

"Por isso, cada vez que acontece este tipo de incidente, é importante que examinemos a melhor maneira de melhorar a segurança e o desempenho dessas usinas nucleares", acrescentou. Obama assinalou que a autoridade de regulação nuclear americana (NRC), encarregada de supervisionar as centrais nucleares do país, "preveem todas as eventualidades", como parte de sua missão.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 3,3 mil mortos e dezenas de milhares de desaparecidos. Além disso, os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade