PUBLICIDADE

Ásia

Japão: 100 mil crianças foram deslocadas, segundo ONG

14 mar 2011 - 14h59
(atualizado às 15h34)
Compartilhar

O tremor de terra, seguido do tsunami devastador, no Japão, deixou cerca de 100 mil crianças sem suas casas, estimou nesta segunda-feira, em comunicado, Stephen McDonald, que dirige em Tóquio a ONG Save the Children, com sede no Reino Unido.

"Suas casas foram destruídas e muitas delas estão em abrigos, uma experiência que deve ser terrível para os pequenos", acrescentou.

A Save the Children tenta recolher um milhão de libras (1,16 milhão de euros) para financiar as operações de socorro no nordeste do arquipélago.

O desastre, que pode ter mais de 100 mil mortos, ameaça tornar-se uma crise nuclear. Duas explosões numa usina motivaram a retirada de milhares de moradores das áreas próximas.

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 1.800 mortos, e os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade