PUBLICIDADE

Ásia

Nova exposição de combustível nuclear reaviva medo no Japão

14 mar 2011 - 12h22
(atualizado às 13h27)
Compartilhar

As barras de combustível do reator número 2 da usina nuclear de Fukushima 1 ficaram de novo totalmente expostas depois de uma nova queda do nível da água de resfriamento, reavivando os receios de uma eventual fusão, anunciou a agência Kyodo. A pressão do ar no interior do reator 2 aumentou subitamente quando a válvula de regulação do ar foi fechada acidentalmente, informou o canal NHK.

Como consequência, foi bloqueada a alimentação de água ao circuito de refrigeração, fazendo nível de água dentro do reator 2 sofrer forte diminuição e impedindo assim o resfriamento das barras, segundo a imprensa local, citando a operadora Tokyo Electric Power (Tepco).

Terremoto e tsunami devastam Japão

Na sexta-feira, 11, o Japão foi devastado por um terremoto que, segundo o USGS, atingiu os 8,9 graus da escala Richter, gerando um tsunami que arrasou a costa nordeste nipônica. Fora os danos imediatos, o perigo atômico permanece o maior desafio. Diversos reatores foram afetados, e a situação é crítica em Fukushima, onde existe o temor de um desastre nuclear.

Juntos, o terremoto e o tsunami já deixaram mais de 1.800 mortos, e os prejuízos já passam dos US$ 170 bilhões. Em meio a constantes réplicas do terremoto, o Japão trabalha para garantir a segurança dos sobreviventes e, aos poucos, iniciar a reconstrução das áreas devastadas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade