PUBLICIDADE

Ásia

ONU promete assistência a vítimas do terremoto no Japão

14 mar 2011 - 12h47
Compartilhar

O secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, expressou profundo pesar e ofereceu todo o apoio das Nações Unidas após o forte terremoto e subsequentes tsunamis que atingiram recentemente o Japão. A tragédia resultou na morte de milhares de pessoas e destruiu cidades, aldeias e infraestruturas. Agências da ONU já tomam medidas para lidar com o desastre.

O Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha) informou que os funcionários da agência estão em contato com seus homólogos japoneses para ver como podem ajudar nos esforços de socorro. A ONU também alertou o Grupo Consultor Internacional de Busca e Resgate (Insarag), uma rede global de 80 países e organizações de resposta a desastres, sob a égide da ONU.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou que as autoridades japonesas fecharam várias usinas nucleares e extinguiram um incêndio em uma delas. Nenhum vazamento foi detectado até agora. A Aiea afirmou que está buscando mais informações sobre a situação nas usinas nucleares ou reatores de pesquisa e acrescentou que o combustível nuclear exige resfriamento contínuo mesmo depois de uma usina ser desligada - cerca de 30% da energia consumida no país são oriundos de fontes nucleares.

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) possui uma equipe de prontidão em toda a região do Pacífico na Ásia, para que possa responder a pedidos de socorro. A agência tem estoques de biscoitos energéticos e equipamento de emergência na Malásia.

Com informações da Unic Rio.

Fonte: EcoDesenvolvimento
Compartilhar
Publicidade