PUBLICIDADE

Estados Unidos

Japão: congressistas dos EUA pedem calma no avanço nuclear

14 mar 2011 - 08h06
(atualizado às 09h26)
Compartilhar

Os danos sofridos pelas centrais nucleares do Japão durante o potente terremoto que atingiu o país na última sexta-feira levou alguns congressistas americanos a pedirem cautela no desenvolvimento da energia nuclear nos Estados Unidos.

Motoristas são pegos de surpresa por onda gigante no Japão:

O representante democrata Edward Markey, notório crítico da energia nuclear, pediu na sexta-feira uma moratória da construção de novos reatores, informou o jornal The New York Times. "Este desastre serve para destacar a fragilidade das usinas nucleares e as potenciais consequências vinculadas à radioatividade, liberada pelos danos provocados pelo tremor", disse Markey em um comunicado.

"Devemos garantir que as usinas nucleares dos Estados Unidos são capazes de suportar um evento catastrófico e (tenham) os mais elevados padrões de segurança", afirmou o legislador, que enviou uma carta à Comissão de Regulação Nuclear, solicitando detalhes dos planos de emergência da indústria nuclear.

O terremoto de sexta-feira, de 8,9 graus na escala Richter, seguido de um maremoto, provocou a declaração do estado de emergência em duas centrais nucleares japonesas, onde teme-se que ocorra uma fusão no coração dos reatores. Uma explosão aconteceu no sábado no reator 1 da central Fukushima, enquanto seu reator 3 passa por problemas de resfriamento semelhantes aos do reator 1.

No domigo, foram registrados níveis elevados de radioatividade na central de Onagawa, apesar das autoridades garantirem que seus três reatores estão "sob controle".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade