PUBLICIDADE

Ásia

Encerrada situação de emergência em 2 reatores de Fukushima

14 mar 2011 - 05h59
(atualizado às 07h18)
Compartilhar

A empresa Tokyo Electric Power (TEPCO) assegurou nesta segunda que a situação de emergência terminou nos reatores 1 e 2 da usina nuclear de Fukushima (nordeste do Japão), que sofreram problemas de refrigeração após o terremoto da sexta-feira.

Os problemas continuam no reator 3, depois de uma explosão em seu recipiente secundário de contenção que, segundo a TEPCO, não causou danos no reator nem produziu um vazamento em massa de radioatividade.

Onze pessoas ficaram feridas por causa dessa explosão, entre eles um membro das Forças de Autodefesa (Exército) com a fratura de vários ossos, enquanto outros registraram ferimentos leves, explicou a empresa.

No sábado, uma explosão similar afetou o reator 1 e causou ferimentos leves em quatro trabalhadores, embora o reator, operacional desde 1971, e seu recipiente primário de contenção resultaram intactos, segundo os responsáveis.

Os esforços dos responsáveis da central 1 de Fukushima (Daiichi), situada a cerca de 270 km de Tóquio, se centram agora em esfriar o terceiro reator, onde se tenta retomar a injeção de água do mar para controlar sua temperatura.

As autoridades ordenaram no fim de semana evacuar um raio de 20 km em torno de usina nuclear, embora no momento da explosão desta segunda-feira havia cerca de 500 pessoas que ainda não tinham abandonado suas casas e que foram transferidas depois para outro lugar.

O governo assegurou que os níveis de radiação a cinco quilômetros da central era similar ao de domingo e descartou a existência de um vazamento em massa.

13 de março - Uma combinação de imagens de satélite mostra a cidade de Sendai antes e depois da tragédia
13 de março - Uma combinação de imagens de satélite mostra a cidade de Sendai antes e depois da tragédia
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade