PUBLICIDADE

Ásia

Rússia envia avião com 50 socorristas ao Japão

13 mar 2011 - 13h50
(atualizado às 14h28)
Compartilhar

A Rússia enviou neste domingo ao Japão um avião com 50 socorristas que participarão dos trabalhos de resgate no país, atingido na sexta-feira por um terremoto de 8,9 graus na escala Richter, que foi seguido por um devastador tsunami.

info infográfico explicação tsunami
info infográfico explicação tsunami
Foto: Reuters

O avião, um Il-76 pertencente ao Ministério da Rússia para Situações de Emergência, partiu para o Japão de um aeroporto situado nos arredores da capital russa. Além disso, fontes do ministério informaram que a aeronave transporta equipamentos para ajudar no trabalho das equipes.

A porta-voz do ministério, Irina Andriánova, já tinha antecipado a intenção da Rússia de enviar ao Japão socorristas, médicos, psicólogos, assim como ajuda humanitária.

No sábado, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, tinha ordenado o aumento das provisões de combustível ao país vizinho a pedido das autoridades de Tóquio. O Japão "é nosso vizinho, um vizinho amistoso, e, apesar de diversos problemas, devemos ser parceiros confiáveis e fazer tudo para ajudar", disse Putin, em reunião com funcionários do Governo russo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade