PUBLICIDADE

Ásia

Dois dias após tremor, alerta de tsunami é suspenso no Japão

13 mar 2011 - 06h56
(atualizado às 08h00)
Compartilhar

A Agência Meteorológica do Japão suspendeu o alerta de tsunami que mantinha vigente no litoral oriental do país, sacudido na sexta-feira por um devastador terremoto de 9 graus na escala Richter. O alerta esteve em vigor até as 17h58 horas (5h58 de Brasília), quando as autoridades meteorológicas decidiram retirá-lo ao considerar que não há risco de grandes ondas.

Após tsunami, armazém e carros são levados pela água em Kesennuma, Miyagi
Após tsunami, armazém e carros são levados pela água em Kesennuma, Miyagi
Foto: AP

O terremoto que fez tremer o leste do Japão na sexta-feira, um dos maiores da história, originou um tsunami que levou pela frente centenas de casas e veículos no litoral nordeste do arquipélago. Na província de Miyagi, uma das mais afetadas, as autoridades informaram que há quase dez mil pessoas sem localizar depois que um povoado inteiro, Minamisanriku, ficou praticamente arrasado pelas águas.

O tsunami causou ondas de até 10 m e fez com que as águas adentrassem até 10 km em alguns lugares do litoral. Por enquanto a apuração oficial fala de quase mil mortos e mais de 700 feridos pelo terremoto e pelo tsunami, embora espera-se que os números aumentem consideravelmente com a passagem das horas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade