PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Tsunami danifica portos e 35 barcos na Costa norte-americana

12 mar 2011 - 11h56
(atualizado às 16h00)
Compartilhar

O Tsunami gerado pelo terremoto de sexta-feira no Japão foi sentido neste sábado na Costa dos EUA. Ao menos 35 barcos foram afetados na Califórnia e grande parte dos portos na fronteira dos Estados do Oregon e da Califórnia registraram ondas de mais de 1,80 m.

Previsão de propagação do Tsunami no pacífico
Previsão de propagação do Tsunami no pacífico
Foto: HO / NOAA / AFP

Ao atravessar milhares de km no Oceano Pacífico a onda perdeu força, com pouco impacto no Chile. No entanto o Equador sofreu alguns danos de infraestrutura nas ilhas Galápagos.

Chile

O tsunami passou pela ilha de Páscoa, no Chile, com ondas pequenas e invadiu cerca de 100 m de terra em algumas cidades ao sul de Santiago. O governo chileno já havia pedido à população que se deslocasse a pontos mais elevados após decretar um alerta.

As ondas fracas causaram um comportamento irregular das marés e algumas inundações nas zonas Central e Sul do país. O nível do mar na Ilha de Páscoa aumentou 1,16 metro, segundo o ministro do Interior do Chile, Rodrigo Hinzpeter.

Ainda nos EUA, a cidade de Santa Cruz, sul de San Francisco, calcula prejuízo de US$ 2 milhões. Um homem de 25 anos está desaparecido. O porto de Brookings-Harbor, no Oregon, teve grandes danos.

México

No México, foram registradas ondas de 30 cm a 70, mas sem prejuízo. No Havaí, alguns aeroportos foram fechados na sexta-feira. Canadá emitiu alertas de tsunami para parte do Estado de British Columbia. Autoridades locais foram orientadas a esvaziar marinas, praias e outras áreas abaixo da marca da maré alta.

Peru

O governo peruano disse esperar até mais tarde antes de decidir se vão realizar retiradas das áreas mais baixas do litoral. No popular ponto turístico Punta Roquitas, os surfistas não abandonaram o mar.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade