PUBLICIDADE

Ásia

Ondas de tsunami não causam danos em chegada à Colômbia

12 mar 2011 - 02h40
(atualizado às 03h54)
Compartilhar

As ondas geradas pelo tsunami que atingiu o Japão chegaram à costa pacífica da Colômbia, mas não foram fortes e passaram praticamente despercebidas, informaram as autoridades do país nesta sexta-feira.

A diretora do Sistema Nacional de Atenção e Prevenção de Desastres, Luz Amanda Pulido, disse a jornalistas que ainda assim seriam mantidas as inspeções até a 0h da hora local (2h de Brasília). A funcionária detalhou que as primeiras ondas foram registradas por volta das 20h40 (22h40 de Brasília) em Bahía Solano, Juradó, Nuquí e Pizarro, no departamento de Chocó, fronteiriço com o Panamá.

As ondas passaram quase despercebidas porque sua variação não foi superior a 10 cm com relação às ondas tradicionais. Luz Amanda informou que não há nenhuma informação que indique a necessidade de empreender evacuações, embora tenha ressaltado a importância de manter medidas de prevenção e não permanecer perto da linha da água.

Desde as primeiras horas do dia as autoridades colombianas emitiram um alerta de tsunami para a costa pacífica do país, mas sem ordem de evacuação.

info infográfico alerta tsunami pacífico
info infográfico alerta tsunami pacífico
Foto: AFP
EFE   
Compartilhar
Publicidade