PUBLICIDADE

Ásia

Número de mortos aumenta para 436 após terremoto no Japão

11 mar 2011 - 18h54
(atualizado às 22h47)
Compartilhar

O terremoto de 8,9 graus seguido por tsunami que atingiu o Japão na sexta-feira deixou mais de mil mortos e desaparecidos, segundo o último levantamento da polícia. No total, 436 corpos já foram encontrados em diferentes localidades do norte e do leste do Japão, incluindo 200 no litoral de Sendai, na prefeitura de Miyagi, atingido por uma tsunami de 10 m.

Mulheres são atentidas em abrigo após o terremoto atingir Tóquio
Mulheres são atentidas em abrigo após o terremoto atingir Tóquio
Foto: AP

Além dos 402 mortos, há 725 desaparecidos e 1.028 feridos, informou a polícia às 14h46 local deste sábado, acrescentando que há dificuldades para se realizar uma avaliação precisa devido ao grande número de áreas atingidas.

A imprensa japonesa teme um grande número de mortos na ilha de Honshu, na costa nordeste do país, onde ondas monstruosas destruíram mais de 3 mil casas. Um barco arrastado pelo tsunami e que era foco de grande preocupação foi encontrado e seus 81 passageiros, resgatados com vida por helicópteros militares, informou a agência Jiji Press.

Na pequena cidade de Ofunato, mais ao norte, 300 casas foram destruídas ou arrastadas. Mais de 80 incêndios ocorrem nos arredores de Tóquio e nas prefeituras de Iwate, Miyagi, Akita e Fukushima, informou a Kyodo, citando o Departamento de Bombeiros japonês. O terremoto foi o mais forte já registrado no país.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade