PUBLICIDADE

Estados Unidos

Pentágono está pronto para enviar ajuda aos japoneses

11 mar 2011 - 13h08
(atualizado às 13h33)
Compartilhar

As Forças Armadas americanas estão prontas para proporcionar assistência ao Japão depois do forte terremoto seguido de tsunami, em particular para enviar naves carregadas de ajuda humanitária, informou nesta sexta-feira um porta-voz do Pentágono.

Brasileiro conta que acordou em pânico com o tremor:

"As forças americanas no Pacífico estão avaliando a situação e nós estamos dispostos a responder e fornecer uma ajuda de emergência se nos for pedido", declarou o coronel David Lapan, que preciso que, até o momento, o departamento de Estado não transmitiu nenhum pedido formal.

O Japão pediu às forças americanas estacionadas no país que ajudem nas tarefas de resgate.

O novo ministro das Relações Exteriores, Takeiaki Matsumoto, que assumiu o cargo esta semana, fez este pedido ao embaixador americano John Roos.

Os Estados Unidos, que ocuparam o Japão depois da Segunda Guerra Mundial, são seu maior aliado, e possuem 50 mil homens estacionados no país.

O presidente americano Barack Obama enviou suas condolências ao povo do Japão e afirmou que seu país está pronto para ajudá-los.

"(A primeira-dama) Michelle (Obama) e enviamos nossas mais profundas condolências ao povo do Japão, particularmente aqueles que perderam seus entes queridos no terremoto e tsunami", afirmou.

"Os Estados Unidos estão prontos para ajudar o povo japonês neste momento de grande sofrimento. A amizade e a aliança entre nossas duas nações são inquebrantáveis e só fortalecerão nossa decisão de nos mantermos juntos ao povo do Japão até que supere esta tragédia".

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade