PUBLICIDADE

Ásia

Ilhas chilenas se preparam para alerta de tsunami

11 mar 2011 - 12h58
(atualizado às 15h42)
Compartilhar
Direto de Santiago

As ilhas chilenas estão se preparando nesta sexta para o alerta preventivo de tsunami decretado pelas autoridades locais devido ao terremoto de magnitude 8,9 na escala Richter e o posterior tsunanami que atingiu o Japão nesta madrugada.

Pescadores recolhem seus barcos diante do alerta de ondas gigantes, em Talcahuano
Pescadores recolhem seus barcos diante do alerta de ondas gigantes, em Talcahuano
Foto: AFP

O Serviço Hidrográfico e Oceaneográfico (SHOA) do Exército chileno emitiu um alerta de tsunami para as costas, por considerar que a magnitude atingida pelo sismógrafo é suficiente para gerar um tsunami nas costas do Pacífico.

"Não se pode estimar a magnitude e o tamanho das ondas no momento, pois se trata de uma alerta preventivo", afirmou o Subsecretário do Interior do Chile, Rodrigo Ubilla. O monitoramento técnico que será feito durante as próximas horas permitirá prever qual a amplitude que as ondas tomarão.Por isso as autoridades chamaram a população a manter a calma e entender este aviso como preventivo.

Segundo a previsão das autoridades as eventuais ondas chegariam a Ilha de Páscoa por volta das 20h55 (horario de Brasília), enquanto no continete um pouco antes da meia-noite.

O setor costeiro será evacuado devido à notícia do forte terremoto no país oriental. A governadora da ilha, Carmen Cardinalli, informou que os policiais e as Forças Armadas foram à costa para evacuar de forma preventiva a população local.

As aulas foram suspensas na Ilha e cerca de mil pessoas foram evacuadas de suas casas e abrigadas no aeroporto da Ilha.

A população do Arquipélago de Juan Fernández, atingido pelo tsunami de fevereiro de 2010, está em alerta e o prefeito da Ilha de Leopoldo Fernandez em conversas com a rádio Biobío, afirmou que as Forças Armadas fecharam preventivamente o porto e que será feita uma reunião com o comitê de emergência para avaliar a situação.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade