PUBLICIDADE

Ásia

Chile eleva alerta de tsunami para Ilha de Páscoa e litoral

11 mar 2011 - 12h21
(atualizado às 19h17)
Compartilhar

O Chile elevou na sexta-feira um alerta de tsunami para o litoral e a ilha distante de Páscoa após ondas provocadas por um forte terremoto no Japão atingirem o Havaí. O governo chileno também disse que vai esvaziar áreas ao longo da costa.

Desde cedo, os habitantes da Ilha de Páscoa, um território chileno localizado em meio ao Oceano Pacífico, preparavam uma evacuação preventiva ante ao alerta de tsunami gerado pelo terremoto que assolou o Japão.

Um informe oficial assinalava que este território seria o primeiro lugar no Chile atingido pelo tsunami, às 17h55 local (19H55 de Brasília). Segundo o plano elaborado, a população deveria ser retirada do litoral e levada para as proximidade do aeroporto de Mataveri, lugar resguardado, pois fica 45 m acima do nível do mar.

A ilha, localizada a 3,5 mil km do continente chileno, frente à região de Valparaíso, tem 4 mil habitantes, em sua maioria da etnia rapa nui, descendentes da Polinésia, e é uma grande atração turística.

O Chile foi atingido por um tremor de magnitude 8,8 há um ano que provocou destruição no centro-sul e matou mais de 500 pessoas.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade