PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto no Japão deixa 1.353 mortos e 1.085 desaparecidos

13 mar 2011 - 13h05
(atualizado às 13h56)
Compartilhar

As autoridades japonesas aumentaram neste domingo para 1.353 o número de mortos e para 1.085 o de desaparecidos pelo terremoto e posterior tsunami de sexta-feira, mas temem que as vítimas superem amplamente as dez mil. A Polícia de Miyagi, província mais afetada pelo terremoto, acredita que haverá pelo menos dez mil mortos, enquanto outras fontes não descartam que o número possa ser maior.

Sobreviventes tentam retomar a vida dois dias após o terremoto que destruiu boa parte da cidade de Tagajo
Sobreviventes tentam retomar a vida dois dias após o terremoto que destruiu boa parte da cidade de Tagajo
Foto: AFP

Só em Minamisanriku, localidade litorânea de Miyagi totalmente arrasada pelo tsunami que seguiu o terremoto de 9 graus na escala Richter, 9,5 mil pessoas ainda não foram localizadas. Outras 1.167 pessoas estão desaparecidas na província de Fukushima, de acordo com as autoridades locais.

Na apuração oficial, segundo a agência local Kyodo, também não estão incluídos outros 600 corpos que foram localizados nas províncias de Miyagi e Iwate, ambas no litoral do Pacífico. Os números oficiais falam de mais de 20.800 edifícios destruídos e que 450 mil japoneses tiveram que ser evacuados de suas casas por vários motivos, entre eles 200 mil deslocados pelos riscos em uma usina nuclear em Fukushima.

Além disso, mais de 100 mil militares japoneses serão desdobrados para socorrer as vítimas, ajudados por resgatistas e pessoal especializado de quase 70 países, entre eles os Estados Unidos, que colocaram à disposição do Japão o porta-aviões Ronald Reagan.

EFE   
Compartilhar
Publicidade