PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto no Afeganistão pode ter matado mais de 80

12 jun 2012 - 03h10
(atualizado às 03h27)
Compartilhar

Cerca de 80 pessoas estão sob os escombros de suas casas após um terremoto ocorrido nesta segunda-feira na província de Baghlan, no norte do Afeganistão, onde até agora foram recuperados dois corpos, disse uma fonte policial.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o sismo, de 5,7 graus na escala Richter, foi registrado por volta das 10h locais (2h30 de Brasília) de ontem e teve seu epicentro na cordilheira do Hindu Kush, 174 quilômetros ao norte de Cabul.

Horas depois desse primeiro sismo houve uma réplica de 4,2 graus na mesma zona. O porta-voz da Polícia local, Jawid Bashrat, explicou que 27 casas foram destruídas pelos tremores no distrito mais afetado, Burka, onde os 80 sepultados podem ter morrido, segundo confirmaram "os habitantes da zona".

"Até agora só foram recuperados dos escombros os corpos de duas mulheres, e as equipes de resgate tentam neste momento resgatar as demais vítimas", acrescentou Basharat.

O porta-voz do governador da província de Baghlan, Mahmoud Haqmal, detalhou à Efe que o terremoto também provocou destruição e deixou vários feridos em outras demarcações da região.

O Afeganistão, e especialmente a cordilheira do Hindu Kush, contém zonas de forte atividade sísmica, pelo que os terremotos são frequentes.

EFE   
Compartilhar
Publicidade