PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto mata 32 e deixa milhares desabrigados em Java

2 set 2009 - 07h46
(atualizado às 12h32)
Compartilhar

Um terremoto potente atingiu nesta quarta-feira a ilha de Java, no arquipélago da Indonésia, matando pelo menos 32 pessoas e danificando 1,3 mil casas, informou o governo.

Terremoto na Indonésia mata 15 pessoas:

O Departamento de Pesquisas Geológicas dos EUA registrou o sismo como sendo da magnitude 7. O tremor sacudiu edifícios na capital, Jacarta, e destruiu casas em aldeias próximas ao epicentro, na localidade de Tasikmalaya, no oeste de Java.

O Ministério Social afirmou que até o momento 32 pessoas morreram, mais de 700 casas foram seriamente danificadas e outras 600 sofreram danos moderados.

Contudo, um representante na Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Priyadi Kardono, alertou que a contagem de mortos pode ser muito maior, devido ao número de casas e edifícios destruídos ou com sérios danos, e à remotidão de algumas áreas afetadas.

"A comunicação com a região litorânea foi completamente cortada, assim nós não sabemos as condições no local", explicou. "Nenhum relato chegou dessas áreas, apesar de presumirmos que foi a zona mais afetada. É possível que a contagem de mortos suba".

O Ministério da Saúde disse estar enviando equipes médicas para a região. "Muitas casas estão no chão", disse Edi Sapuan, morador da aldeia de Margamukti, a cerca de duas horas de carro da cidade de Bandung.

"Só as casas de madeira continuaram de pé. Muitos moradores estão feridos, cobertos de sangue. Corremos assim que sentimos o terremoto", relatou Edi à Reuters. "Aí, cinco minutos depois, minha casa desabou."

O terremoto foi sentido até em Surabaya, segunda maior cidade indonésia, cerca de 500 km a nordeste do epicentro, e também na ilha turística de Bali, cerca de 700 km a leste. Em Jacarta, pelo menos 27 pessoas ficaram feridas, segundo uma fonte do Ministério da Saúde.

As principais empresas dos setores elétricos, de gás e petróleo, siderurgia e mineração da ilha de Java disseram não ter tido suas atividades significativamente afetadas.

Áreas costeiras num raio de centenas de quilômetros em torno do epicentro foram colocadas em alerta contra tsunami durante cerca de meia hora.

A agência sismológica do país disse que o terremoto atingiu a magnitude 7,3, com epicentro 142 km a sudoeste de Tasikmalaya. O Centro de Alerta contra Tsunamis do Pacífico, no Havaí, disse que não havia ameaça de um tsunami devastador.

Em Jacarta, milhares de pessoas deixaram prédios comerciais ao sentirem o tremor. "O candelabro começou a se mexer, e (o apartamento) começou a tremer realmente forte", disse Victor Chan, que vive num 34º. andar. "Durou bastante. Fiquei realmente assustado e corri escadaria abaixo."

Nur Syara, que vive no 31º. andar do mesmo edifício, contou que era possível ouvir as paredes rachando. "Deitei no chão. Tive medo de que fosse desabar."

Uma testemunha em Tasikamalay disse que a sede da prefeitura desabou, e que uma mesquita ficou muito danificada. Foram registrados danos também em prédios de Bandung.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade