PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto em Sumatra mata pelo menos 75 pessoas

30 set 2009 - 11h02
(atualizado às 12h50)
Compartilhar

Pelo menos 75 pessoas morreram, dezenas ficaram feridas e milhares estão presas em edifícios que desabaram devido ao terremoto de 7,6 graus na escala Richter que atingiu nesta terça-feira a ilha de Sumatra, no oeste da Indonésia.

Terremoto provocou desabamento de prédios em Padang
Terremoto provocou desabamento de prédios em Padang
Foto: Reprodução / Reuters

Essa informação foi comunicada por telefone pelo prefeito de Padang, Fawzi Bahar, ao vice-presidente indonésio, Jusuf Kalla. Os especialistas estimam que o número total de vítimas fatais e desabrigados aumentará nas próximas horas na província de Sumatra Ocidental, cuja capital, Padang, é uma das áreas mais atingidas.

"A princípio e faltando verificar os prejuízos no terreno, estimamos que este terremoto é comparável ao de Java do começo do mês", disse Ignacio León, chefe do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha) das Nações Unidas na Indonésia. Aquele tremor deixou 79 mortos, dezenas de desaparecidos, milhares de feridos e até 300 mil deslocados.

Padang, com cerca de 900 mil habitantes, ficou às escuras e a principal estrada de acesso se encontra bloqueada devido a um deslizamento de terra provocado pelo terremoto. O aeroporto cancelou suas operações por causa dos danos nas instalações, particularmente no teto dos edifícios.

Várias centenas de edifícios, casas particulares, hotéis, mesquitas, hospitais e escritórios governamentais ficaram danificados, assim como pontes e algumas estradas dos arredores. Algumas construções, ao desabarem, provocaram incêndios, segundo as declarações de testemunhas à imprensa.

O diretor do centro de desastres do Ministério da Saúde indonésio, Rustam Pakaya, confirmou que o ambulatório de Jamil desabou e que vão instalar um hospital de campanha em Padang.

O governo pediu aos habitantes da região afetada que permaneça do lado de fora e não retorne para casa, devido ao risco de que, ao longo da noite, ocorram réplicas como a de 5,5 graus que atingiu a área apenas 20 minutos depois do primeiro tremor.

Alguns edifícios de Cingapura e Kuala Lumpur, cidades situadas a várias centenas de quilômetros do epicentro, foram evacuados por segurança. O terremoto aconteceu às 17h15 (7h15 de Brasília), e o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu um alarme, que uma hora depois foi suspenso.

A Indonésia fica no Anel de Fogo do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7 mil tremores ao ano, na maioria moderados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade