PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Terremoto deixa ao menos 2 mortos e 10 feridos na Índia

4 jan 2016 - 03h38
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos duas pessoas morreram e outras dez ficaram feridas por um terremoto de magnitude 6,7 que sacudiu na madrugada desta segunda-feira o nordeste da Índia, perto das fronteiras com Mianmar e Bangladesh, informaram várias fontes oficiais.

O tremor aconteceu na madrugada local a uma distância de 29 quilômetros a oeste de Imphal, capital do estado indiano de Manipur, e foi sentido em Bangladesh e Mianmar, afirmou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, sigla em inglês).

Ao menos duas mortes ocorreram em Manipur, onde também há dez feridos, disse à Agência Efe um porta-voz da Força Nacional de Resposta de Desastres (NDRF, sigla em inglês) na capital Nova Délhi.

"Dois aviões com equipes de resgate estão preparados em Agartala e Guwahati (localidades em estados próximos a Manipur) e esperam o sinal verde para partir em direção a Imphal", afirmou o porta-voz da NDRF.

Fontes policiais em Manipur confirmaram para a agência indiana "PTI" que as mortes ocorreram no distrito de Tamenglong, um dos mais atingidos, onde uma menina faleceu, e no distrito de Imphal Oeste.

Um integrante do alto escalão da polícia local, o inspetor Clay Khongsai, explicou para a agência "Ians" que várias edificações foram danificadas ou destruídas e que as equipes de resgate estão tentando resgatar as pessoas presas sob os escombros.

O ministro do Interior da Índia, Rajnath Singh, relatou através do Twitter que conversou com os governantes das áreas atingidas pelo terremoto e confirmou o envio imediato de duas equipes de resgate da NDRF a Manipur.

Em Bangladesh, o terremoto surpreendeu muitos cidadãos e pelo menos 30 pessoas deram entrada no Hospital Universitário de Daca, depois que ficaram feridas durante a saída desesperada de edifícios devido ao pânico, segundo a imprensa local.

Um jovem de 23 anos morreu, aparentemente por causa de um problema cardíaco durante uma dessas saídas desesperadas, segundo uma fonte médica citada pelo jornal "Dhaka Tribune", mas as autoridades bengalesas ainda não oferecem um balanço oficial de vítimas e danos materiais.

"Não temos notícias de vítimas relacionadas com o sismo. Os mecanismos de prevenção estão em andamento", disse à Efe Mohammad Akhtar, um policial da província de Sylhet, a região de Bangladesh mais próxima do epicentro do terremoto.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade