PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto de Sichuan já deixou cerca de 180 mortos

21 abr 2013 - 00h25
Compartilhar

Subiu para 179 mortos e cerca de 6.700 feridos o número de vítimas causadas pelo terremoto de magnitude 7 na escala Richter registrado no sábado na província chinesa de Sichuan, segundo os números oficiais divulgados neste domingo pela Administração de Terremotos da China.

A grande maioria das 164 pessoas é da área municipal de Yaan, onde foi registrado o tremor, concretamente na comarca de Lushan, cinco anos depois que nesta mesma região de atrito geológico, a falha de Longmen, aconteceu o terremoto de Wenchuan, que causou a morte de 90 mil pessoas.

Na remota comarca de Baoxing, que ficou isolada pelo terremoto, foram confirmadas 26 mortos e em torno de 2.500 feridos, segundo o confirmou o dirigente local Ma Jun à agência oficial "Xinhua".

Segundo Ma, praticamente a totalidade das casas nessa área, de uma população de 58 mil pessoas, ficou danificada no terremoto, incluindo muitas que foram construídas após o terremoto de 2008.

A região está sem água, eletricidade e gás e a maioria de seus moradores passou a noite ao relento, com medo de retornar a seus lares para recolher seus pertences, diante das constantes réplicas sísmicas.

A falha de Longmen, uma pequena parte da grande zona de atrito entre as placas tectônicas indiana e asiática, registrou 12 terremotos de mais de cinco graus desde 1900, o pior deles o ocorrido em 2008 em Wenchuan.

As autoridades realizam uma ampla operação de atendimento às vítimas, com o envio de mais de 7.500 soldados do Exército de Libertação Popular e milhares mais de pessoal de saúde, bombeiros e membros da Polícia armada, que conseguiram tirar por enquanto meia centena de pessoas vivas dos escombros.

O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, viajou para a região para supervisionar os trabalhos de resgate, e o presidente Xi Jinping pediu às autoridades que não poupem esforços e deem prioridade ao resgate de vítimas.

O oeste da China é uma zona de frequente atividade sísmica, e nas últimas semanas vários tremores de menor intensidade (ao redor de 5 graus na escala Richter) na também ocidental província chinesa de Yunnan causaram dezenas de feridos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade