PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto de magnitude 6,8 graus abala nordeste do Japão

12 mai 2015 - 21h29
Compartilhar
Exibir comentários

Um terremoto de magnitude 6,8 sacudiu na manhã desta quarta-feira (data local) o nordeste do Japão e foi sentido em grande parte do país, embora não tenham sido registrados danos materiais de grandes proporções, informou a agência meteorológica do país.

O tremor, que não gerou alerta de tsunami, aconteceu às 6h13 (horário local, 18h13 de terça-feira em Brasília) na região de Miyagi, e seu hipocentro foi situado a 46 quilômetros de profundidade.

O terremoto alcançou uma intensidade de 5 superior na escala japonesa fechada de 7 graus (centrada nas áreas afetadas mais que na intensidade do tremor) no litoral de Hanamaki, no sul da província de Iwate, mas pôde ser sentindo com menor intensidade em outras 20 províncias do país.

Em um primeiro momento, a Agência Meteorológica japonesa situou a intensidade do terremoto em 6,6 graus na escala Richter e o epicentro a 50 quilômetro de profundidade.

Não houve até o momento nenhum tipo de problema nas usinas nucleares situadas nas regiões afetadas pelo terremoto, segundo a rede de televisão "NHK".

Embora não se tenha notícias de danos consideráveis ou feridos, varias linhas de trem de alta velocidade nas regiões do norte tiveram que ser suspensas temporariamente após o tremor por problemas de fornecimento de energia elétrica, de acordo com a agência de notícias "Kyodo".

O Japão fica sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico" e sofrem terremotos com relativa frequência, por isso as normas de construção são muito rígidas, e há rigorosos protocolos de emergência.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade