PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto de 7,7 graus na escala Richter deixa 10 mortos no Paquistão

24 set 2013 - 11h34
Compartilhar

Um terremoto de 7,7 graus de magnitude na escala Richter sacudiu nesta terça-feira a província de Baluchistão, no oeste do Paquistão, e causou a morte de pelo menos 10 pessoas, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Além disso, o tremor de terra deixou um número indeterminado de feridos

O porta-voz da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA), Kamran Zia, indicou que embora o epicentro do terremoto tenha sido registrado na área de Khuzdar, as mortes ocorreram no distrito de Awaran.

Zía precisou que o balanço de mortos está baseado em informações recolhidas por seu departamento desde a zona, mas que ainda não é um dado confirmado.

O porta-voz acrescentou que o terremoto aconteceu a 10 quilômetros de profundidade e que foram detectados danos em estradas e casas, por isso que o número de vítimas poderia aumentar, pois algumas pessoas podem ter ficado soterradas sob os escombros de suas casas.

O Governo da província de Baluchistão declarou o estado de emergência em Awaran e os hospitais da região se encontram em alerta máximo, segundo o porta-voz da NDMA, perante a perspectiva de que aumente consideravelmente o número de afetados.

O canal público de televisão do Paquistão, "PTV", indicou que foram registradas quatro réplicas do terremoto, a última delas de 5,6 graus.

Além do Baluchistão e sua capital, Quetta, o terremoto foi sentido em importantes localidades da limítrofe província de Sind e em sua capital Karachi, a cidade mais povoada do país com 18 milhões de habitantes, assim como em zonas da vizinha Índia.

Em abril, um terremoto de 7,8 graus na escala Richter, cujo epicentro ficou situou na cidade iraniana de Saravan, próxima à fronteira com o Paquistão, causou a morte de pelo menos 32 vizinhos da área de Mashkil, também em Baluchistão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade