PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto de 6,1 graus deixa 1 morto e dezenas de feridos na Indonésia

2 jul 2013 - 09h52
(atualizado às 09h57)
Compartilhar

Pelo menos uma criança morreu e dezenas de pessoas ficaram feridas por causa do terremoto de 6,1 graus na escala Richter que sacudiu nesta terça-feira o norte da ilha indonésia de Sumatra, informou a imprensa local.

O menino morreu quando uma parede desabou sobre ele durante o tremor, publicou o diário "The Atjeh Post", que acrescentou que a maioria dos feridos também é de crianças.

"O terremoto foi percebido com intensidade durante 15 segundos, da cidade de Bener Meriah a Banda Aceh (a capital provincial)", indicou Sutopo Purwo, porta-voz da Agência de Gestão de Desastres da Indonésia.

Purwo acrescentou que "as pessoas entraram em pânico e saíram de suas casas durante o tremor".

A Agência de Gestão de Desastres da Indonésia indicou que pelo menos 50 pessoas foram transferidas aos hospitais por causa de fraturas e outra classe de lesões enquanto umas dezenas de casas sofreram danos.

As autoridades descartaram a possibilidade que o terremoto provoque um tsunami, devido a sua limitada magnitude e a que seu epicentro se situou em terra firme.

O Instituto Geológico dos Estados Unidos, que monitora a atividade sísmica mundial, indicou que o epicentro se localizou a 10 quilômetros de profundidade, a 55 quilômetros ao sul da cidade de Bireun e a 87 quilômetros ao noroeste de Meulaboh, ambas situadas na região de Aceh, na ilha de Sumatra.

O departamento de sismologia da Tailândia afirmou que o tremor foi sentido em alguns edifícios altos de Bangcoc e na zona turística de Phuket, no sul do país, embora sem causar danos.

A Indonésia fica sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacifico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica na qual a cada ano ocorrem cerca de 7 mil terremotos, a maioria moderada.

Em 2004, um forte terremoto no norte de Sumatra gerou um tsunami que causou mais de 226 mil mortes em países banhados pelo Oceano Índico.

EFE   
Compartilhar
Publicidade