PUBLICIDADE

Ásia

Terremoto de 5,9 graus na escala Richter atinge nordeste do Japão

18 mai 2013 - 03h49
(atualizado às 03h59)
Compartilhar
Exibir comentários

Um terremoto de 5,9 graus na escala Richter sacudiu neste sábado a costa nordeste do Japão, mas sem ativar o alerta de tsunami e sem o registro de grandes danos materiais ou vítimas, informou a Agência Meteorológica japonesa. O terremoto ocorreu às 2h48 (de Brasília) e seu hipocentro se situou a cerca de 50 quilômetros de profundidade sob o mar, em um ponto situado a cerca de 60 quilômetros do litoral meridional da Prefeitura de Fukushima.

A empresa proprietária da usina nuclear de Fukushima Daiichi, onde o terremoto e o tsunami de março de 2011 deram origem ao maior acidente nuclear dos últimos 25 anos, não registrou nenhuma anomalia nesta e nem na próxima usina de Fukushima Daini. A Tohoku Electric Power, operadora da usina de Onagawa, que também se encontra na região, também não detectou nenhuma irregularidade.

O terremoto foi sentido força na cidade Ishinomaki, na província de Miyagi. Nesta cidade, uma das mais devastadas pelo tsunami de 2011, a magnitude do terremoto alcançou o grau 5 na escala japonesa, que se estende até o 7 e se centra mais nas zonas afetadas do que na intensidade o tremor.

Embora até o momento não haja informações sobre vítimas e grandes danos materiais, a emissora NHK alertou sobre o possível risco de deslizamentos de terra na região. O tremor foi sentido em 18 das 47 provincias do Japão, incluindo Tóquio, embora a magnitude registrada na capital não tenha ultrapassado o grau 2 na escala japonesa.

O Japão se encontra sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico" e sofre terremotos com relativa frequência. Por conta deste fato, o país asiático possui normas de construção muito restritas e rigorosos protocolos de emergência.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade