0

Terremoto de 5,6 graus atinge Fukushima 6 meses após tragédia

29 set 2011
07h55
atualizado às 09h50

Um terremoto de 5,6 graus na escala Richter atingiu nesta quinta-feira o nordeste do Japão com epicentro na região de Fukushima, sem gerar alerta de tsunami e qualquer problema na usina nuclear de Daiichi.

O tremor ocorreu às 7h05 (de Brasília) com epicentro no mar em frente ao litoral de Fukushima e a dez quilômetros de profundidade, segundo a Agência Meteorológica do Japão.

Na cidade de Iwaki, a 40 km ao sudoeste da central de Fukushima Daiichi, o terremoto chegou a 5 graus na escala japonesa de no máximo 7, que se centra mais nas regiões afetadas do que na intensidade do terremoto.

Nas estações de medição mais próximas à usina nuclear, no entanto, o tremor registrou uma intensidade de 1 e 2 graus na escala japonesa, segundo a agência.

A usina de Fukushima Daiichi foi gravemente afetada pelo terremoto e tsunami de 11 de março, que provocaram uma grave crise nuclear, a pior em 25 anos, que ainda persiste. Desde março, o Japão sentiu mais de 660 terremotos superiores a 5 graus na escala Richter.

O país asiático fica no chamado Anel de Fogo do Pacífico e é atingido por vários tremores que, em sua maioria, não provocam graves consequências por causa das rigorosas normas de construção e dos protocolos de segurança vigentes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade