0

Terremoto atinge ilha de Sumatra na Indonésia

30 set 2009
23h26
atualizado em 1/10/2009 às 00h53

Uma réplica de 6,8 graus de magnitude na escala Richter sacudiu nesta quarta o oeste da ilha indonésia de Sumatra, menos de 24 horas depois do terremoto de 7,6 graus que causou já mais de 200 mortos.

O epicentro do terremoto foi 225 quilômetros ao sudeste de Padang, a cidade mais afetada pelo tremor da véspera, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que considerou pouco provável a possibilidade de que este tremor gere um tsunami.

Por outra parte, o governo elevou a mais de 200 sua estimativa inicial de vítimas mortais. As primeiros equipes de resgate já estão trabalhando na área afetada, apesar das intensas chuvas, tentando resgatar milhares de pessoas soterradas pelos escombros.

A essas tarefas se poderiam unir em breve enviados especiais da Malásia, Cingapura e vários países europeus, segundo a televisão local. Milhares de moradores de Padang, a 50 km do epicentro, passaram a noite em campos abertos temendo um novo terremoto.

Cerca de 500 casas foram destruídas e importantes infraestruturas como estradas e pontes estão gravemente danificadas. Vários incêndios iniciados após o tremor atingiram quarteirões inteiros da cidade, que permanece sem eletricidade, enquanto ruas e avenidas estão inundadas pela ruptura de encanamentos.

O aeroporto de Padang também foi danificado, as linhas de comunicação seguem mudas e os centros hospitalares estão a beira de um colapso pela quantidade de urgências médicas.

Fonte: Redação Terra
publicidade