PUBLICIDADE

Ásia

Telefone vermelho entre Taiwan e China para evitar conflitos é inaugurado

30 dez 2015 - 14h35
Compartilhar
Exibir comentários

Um telefone vermelho entre Taiwan e China foi inaugurado nesta quarta-feira com uma conversa entre o ministro taiuanês encarregado dos laços com a China, Hsia Li-yan, e o titular chinês do Escritório de Assuntos de Taiwan, Zhang Zhijun, informou o Conselho de Assuntos Chineses (CAC) na ilha.

Durante a conversa, Hsia descreveu o lançamento da linha telefônica como uma conquista importante do histórico encontro entre o presidente Ma Ying-Jeou e o presidente da China Xi Jinping, disse hoje o CAC, em comunicado de imprensa.

O ministro taiuanês disse que espera que a linha facilite a comunicação sobre assuntos urgentes e importantes, evite mal-entendidos e tensões, e melhore as relações entre as duas partes, diz o comunicado.

Em Pequim, o porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan, Ma Xiaoguang, também anunciou hoje o lançamento da nova linha em entrevista coletiva.

Além de desejar um feliz ano novo, os dois funcionários também reconheceram que houve avanços positivos nos laços bilaterais durante este ano, sobre a base do Consenso de 1992, acrescentou o comunicado.

O telefone vermelho, como meio de comunicação direta entre países em conflito, tem sua origem no que foi instalado em 20 de junho de 1963, entre Estados Unidos e a União Soviética, para evitar um conflito nuclear devido a mal-entendidos.

Taiwan e China ainda mantêm uma paz no estreito de Taiwan e Pequim se negou repetidas vezes a renunciar ao uso da força para conseguir a unificação com a ilha.

O crescente ativismo militar chinês e a proximidade de Taiwan com a China continental podem desencadear situações de conflito, que podem ser resolvidas com a comunicação rápida e direta que é facilitada pelo telefone vermelho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade