PUBLICIDADE

Ásia

Talibã ataca complexo da ONU na capital afegã, diz polícia

24 mai 2013 - 12h34
(atualizado às 12h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Policial afegão dispara durante confronto com talibãs, em Cabul
Policial afegão dispara durante confronto com talibãs, em Cabul
Foto: AP

Militantes do Talibã lançaram um ataque coordenado a um complexo da ONU no centro da capital afegã, Cabul, nesta sexta-feira, desencadeando explosões e combates contra as forças de segurança.

Uma coluna de fumaça pairava sobre o centro da cidade depois do ataque, ocorrido oito dias após seis civis e soldados americanos e nove afegãos terem sido mortos na explosão de um carro-bomba em Cabul.

O Talibã, que busca expulsar as forças ocidentais e estabelecer o domínio islâmico no país, assumiu a responsabilidade do ataque, dizendo que um complexo usado pela Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) foi atacado.

Há crescente preocupação sobre como os 352 mil membros das forças de segurança afegãs vão lidar com os militantes após a saída da maioria das tropas de combate da Otan até o final do próximo ano.

O chefe da polícia de Cabul, Ayoub Salangi, disse que quatro agressores invadiram o complexo da ONU. "Nossas forças de segurança já mataram dois e dois ainda estão no segundo andar em combate com as forças de segurança afegãs", disse Salangi.

Não havia nenhuma informação sobre quem estava no interior do complexo no momento do ataque. Houve pelo menos quatro grandes explosões e aconteceram intensas trocas de tiros entre os agressores e as forças afegãs, apoiadas por forças especiais norueguesas, de acordo com uma testemunha.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade