PUBLICIDADE

Ásia

Tailândia: sobe para 112 o número de mortos por inundações

19 set 2011 - 05h43
(atualizado às 06h52)
Compartilhar

As autoridades da Tailândia, através do Departamento para a Prevenção de Desastres, aumentaram nesta segunda-feira para 112 o número de mortos e para 1,5 milhão o número de desabrigados pelas inundações que afetam há dois meses extensas áreas do norte ao sul do país. Bangcoc se preparou para receber a partir de hoje a água que desce do norte a caminho do golfo de Siyam e cujo volume alcançava os 3.031 metros cúbicos por segundo no rio Chao Phraya, a 50 km da capital tailandesa.

As autoridades calculam que o nível máximo desta cheia na principal metrópole do país será atingida na quinta-feira. Os meteorologistas não preveem marés altas especiais nesses dias por isso que será mais fácil a passagem de água pela metrópole, na qual vivem cerca de 14,5 milhões de pessoas, e seu desaguamento ao mar. Muitos agricultores anteciparam a colheita de arroz, uma das duas ou três que plantam anualmente, para evitar que se perdesse, mas mesmo assim o colhido em vários casos não cobrirá todas as despesas.

A Tailândia suporta todos os anos inundações e deslizamentos de terras fruto das fortes precipitações que caem durante a estação chuvosa ou das monções, que começa no final de maio ou em junho e se prolonga até outubro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade