PUBLICIDADE

Ásia

Tailândia: meteorologistas anunciam fortes chuvas em áreas alagadas

11 set 2011 - 02h14
(atualizado às 02h21)
Compartilhar

O serviço meteorológico da Tailândia anunciou neste domingo fortes precipitações em todo o país, quando as inundações, enchentes e deslizamentos de terra já mataram oito pessoas esta semana e afetou centenas de milhares. A ameaça de "intensas a muito intensas chuvas" é para domingo e segunda-feira e afeta principalmente 31 províncias, desde as de Amnat Charoen e Ubon Ratchathani (norte) até as de Krabi e Phuket, este último lugar é o principal destino turístico do sul da Tailândia.

O Departamento de Prevenção e Resposta aos Desastres advertiu do perigo aos moradores nas bacias dos rios e nas zonas montanhosas, assim como a frota pesqueira no mar de Andaman, onde se prevê a formação de ondas de entre dois e três metros. Uma delegação governamental visitou no sábado o distrito de Nam Pat, na província de Uttaradit (nordeste), onde quatro aldeias ficaram parcialmente soterradas por avalanches e deslizamentos de terra.

O governo de Uttaradit pediu ao Governo central um fundo de auxílio de US$ 5 milhões para poder atender esta calamidade. O território tailandês, em plena estação chuvosa, está suportando inundações que mataram no total 80 pessoas e afetou quase meio milhão desde o dia 29 de julho passado, segundo dados do Departamento de Prevenção e Resposta aos Desastres. Além disso, 142.100 casas sofreram danos, 1,5 milhão de acres de cultivos se perderam e sofreram danos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade