PUBLICIDADE

Ásia

Suu Kyi diz que deseja ser presidente de Mianmar e será candidata

6 jun 2013 - 07h28
(atualizado às 07h56)
Compartilhar

O líder da oposição birmanesa e Prêmio Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, afirmou nesta quinta-feira que deseja se tornar presidente de Mianmar e que pretende apresentar sua candidatura, informou a televisão estatal.

A ativista e chefe da Liga Nacional pela Democracia (LND), o principal partido da oposição, disse em discurso no Fórum Econômico Mundial sobre a Ásia Oriental, realizado em Naypyidaw, que "se falar que não pretendo ser presidente não estou sendo honesta".

As próximas eleições no país estão previstas para 2015. Suu Kyi e outros 33 deputados da LND assumiram suas cadeiras no Parlamento em maio do ano passado, um mês depois da ampla vitória obtida por seu partido nas eleições legislativas parciais realizadas para completar as vagas que estavam disponíveis.

O maior obstáculo para que Suu Kyi chegue à presidência é a atual Constituição, redigida durante o extinto regime militar e promulgada em 2008 mediante um referendo realizado com os generais no poder.

O texto estabelece que qualquer birmanês com cônjuge ou filhos estrangeiros não pode desempenhar o cargo de chefe de Estado. Suu Kyi é a viúva do professor britânico Michael Aris, com quem teve dois filhos.

O partido da ativista tem como um de seus principais objetivos emendar a Constituição, que considera antidemocrática.

EFE   
Compartilhar
Publicidade