PUBLICIDADE

Ásia

Nobel da Paz anuncia intenção de disputar presidência de Mianmar

6 jun 2013 - 07h04
(atualizado às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Suu Kyi sorri durante debate na edição asiática do Fórum Econômico Mundial, em Naypyitaw, Mianmar
Suu Kyi sorri durante debate na edição asiática do Fórum Econômico Mundial, em Naypyitaw, Mianmar
Foto: AP

A líder da oposição birmanesa, Aung San Suu Kyi, declarou nesta quinta-feira que deseja disputar a eleição presidencial prevista para 2015, considerada a primeira disputa livre no país em mais de meio século. "Quero ser candidata à presidência e sou bastante clara sobre o tema", disse no Fórum Econômico Mundial sobre o leste da Ásia, celebrado na capital de Mianmar, Naypyidaw.

A Prêmio Nobel da Paz é deputada desde as eleições legislativas parciais de 2012. Antes, Suu Kyi passou 15 anos em prisão domiciliar durante o antigo regime da junta militar. Ela já havia dado a entender em várias ocasiões que pretende disputar a eleição presidencial. "Se afirmasse que não quero ser presidente, não seria honesta", disse para quase mil pessoas procedentes de mais de 50 países para o "Davos asiático".

Ela recordou, no entanto, que a atual Constituição impende um birmanês casado com um estrangeiro de disputar o cargo de chefe de Estado. O falecido marido da Prêmio Nobel, Michael Aris, era britânico, assim como seus dois filhos. "Para que eu possa ser eleita à presidência, seria necessária uma emenda da Constituição", disse Aung San Suu Kyi.

A defensora da democracia conseguiu passar de inimiga número um da junta birmanesa a líder da oposição parlamentar. Uma evolução estimulada pelo presidente, Thein Sein, que chegou ao poder em março de 2011 depois da "autodissolução" da junta e lidera um programa reformista, que obteve a suspensão das sanções ocidentais.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade