PUBLICIDADE

Ásia

Sobrevivente de Bangladesh troca fábrica por hotel 5 estrelas

6 jun 2013 - 09h04
Compartilhar

A costureira adolescente que sobreviveu 17 dias presa sob os escombros do desabamento de um prédio de confecções em Bangladesh deixou sorridente um hospital militar, nesta quinta-feira, a caminho de um novo emprego em um hotel cinco estrelas.

"Eu nunca sonhei que voltaria, sou grata a todos", disse a jovem de 19 anos Reshma Begum, usando um lenço verde brilhante e acompanhada por soldados uniformizados, em um evento no hospital onde ela estava se recuperando.

"Eu não podia imaginar, de onde eu estava para onde estou agora."

Como muitos outros sobreviventes traumatizados, Begum jurou nunca mais voltar a trabalhar na indústria de vestuário, o principal empregador para milhões de mulheres pobres de Bangladesh.

Ao aceitar um emprego num hotel cinco estrelas da rede Westin Dhaka, Begum vai trocar o salário mensal de 65 dólares que costumava ganhar por um salário base de 450 dólares em sua nova função de receber hóspedes.

"Estamos orgulhosos de tê-la a bordo conosco. Espero que possamos, juntos, criar um bom futuro e carreira para esta jovem", disse gerente do Westin Dhaka, Azim Shah.

Soldados tiraram Begum de um buraco escuro, similar a um túmulo, sob o que restou do complexo fabril de oito andares Rana Plaza em 10 de maio, horas após equipes de resgate encontrarem o corpo da milésima vítima do desastre, um dos piores acidentes industriais da história.

O número final de mortos atingiu 1.129.

Begum aparentemente sobreviveu graças a uma pequena garrafa de água e quatro pacotes de biscoitos que ela havia levado para o trabalho naquele dia.

(Por Frank Jack Daniel e Ruma Paul)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade