PUBLICIDADE

Ásia

Sobe para 882 o número de mortos nas inundações no norte da Índia

25 jun 2013 - 13h04
(atualizado às 14h33)
Compartilhar
Exibir comentários

O número de mortos devido às inundações provocadas pelas fortes chuvas de monção que aconteceram neste mês no estado de Uttarakhand, na Índia, subiu nesta terça-feira para 882, e cerca de 2 mil pessoas continuam desaparecidas, segundo fontes oficiais.

"Ainda estamos procurando corpos. Não sabemos quantas pessoas morreram", disse o secretário do Interior de Uttarakhand, Om Prakash, por telefone, à agencia EFE.

Enquanto o jornal local The Times of India informa que o número de mortos já chegou a 882, citando fontes oficiais, alguns especialistas acreditam que esse número pode ser de 10 mil pessoas.

Até agora, foi na cidade de Kedernath que houve o maior número de mortes. Esta cidade é um popular destino de peregrinação religiosa, onde entre ontem e hoje foram resgatados 127 corpos.

Segundo Prakash, as operações de auxílio, das quais participam aproximadamente 10 mil soldados das Forças Armadas e de outras corporações do Estado, terminarão amanhã depois que todas as pessoas ilhadas tiverem sido resgatadas.

A maioria dos desabrigados está sendo levada para Dehradun, capital de Uttarakhand, localizada próxima ao Himalaia e que faz fronteira com Nepal e China.

As inundações são frequentes durante a temporada de chuvas de monção na Índia, embora neste ano tenham sido 68% mais fortes do que o habitual no norte do país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade