PUBLICIDADE

Ásia

Sobe para 32 o número de mortos em terremoto nas Filipinas

15 out 2013 - 06h59
(atualizado às 07h27)
Compartilhar

O Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres das Filipinas elevou para 32 o número de mortos nesta terça-feira por consequência do terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala Richter que atingiu a região de Visayas, no centro do país.

Na ilha de Bohol, onde foi localizado o epicentro do tremor, morreram pelo menos 16 pessoas. Além disso, 15 pessoas morreram na cidade de Cebu, situada a cerca de 40 quilômetros ao norte na ilha de mesmo nome, e outra mais na ilha Siquijor, a 60 quilômetros ao sudoeste.

Ao menos 100 pessoas ficaram feridas em Bohol, segundo o governo provincial, e dezenas mais em Cebu e Siquijor.

O diretor do Instituto de Vulcanologia e Terremotos das Filipinas (Phivolcs), Renato Solidum, assegurou que a energia liberada pelo terremoto foi equivalente à da explosão de "32 bombas atômicas de Hiroshima", em declarações divulgadas pelo site "Inquirer".

O terremoto causou grandes danos na infraestrutura da região, tanto em hospitais, como em estradas, pontes, edifícios oficiais e em vários monumentos.

Concretamente, mais de 10 igrejas históricas foram afetadas pelo terremoto, entre elas a Basílica Menor do Santo Menino, em Cebu, considerada como o monumento mais antigo da Igreja Católica no país.

Tanto em Cebu como em Bohol foi declarado estado de emergência.

O presidente das Filipinas, Beningno Aquino, anunciou em entrevista coletiva que amanhã vai visitar a região afetada pelo terremoto, para avaliar a situação.

O diretor do Phivolcs afirmou para a imprensa que entre 8h12 locais (21h12 de Brasília de ontem) e 11h locais (0h de Brasília), ocorreram 110 réplicas, uma delas de 5,4 graus, mas o restante foi inferior aos 2 graus.

Solidum descartou qualquer risco de tsunami após o tremor.

"O terremoto de hoje aconteceu no interior da Ilha de Bohol e não causou um tsunami. Além disso, se houvesse ondas gigantes, elas deveriam ocorrer até 10 minutos depois do terremoto, ou seja, podemos ficar tranquilos", acrescentou Solidum.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica no mundo todo, localizou o epicentro a 56 quilômetros de profundidade na cidade de Carmen, a 629 quilômetros ao sudeste de Manila.

O Phivolcs detectou a mesma intensidade, mas localizou o epicentro a 33 quilômetros de profundidade e alertou que o tremor provavelmente causou danos.

As Filipinas estão localizadas sobre o chamado "Círculo de Fogo do Pacífico", uma área de grande atividade sísmica e vulcânica em que ocorrem cerca de 7 mil terremotos por ano, a maioria moderados.

Terremotos de magnitude superior a 5 graus ocorrem de maneira esporádica no sul de Mindanao, Batanes e na região oriental de Bicol.

EFE   
Compartilhar
Publicidade