PUBLICIDADE

Ásia

Sobe para 16 o número de vítimas pelas inundações nas Filipinas

22 ago 2013 - 04h13
(atualizado às 04h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Menino improvisa cobertura para se esconder da chuva em Manila
Menino improvisa cobertura para se esconder da chuva em Manila
Foto: EFE

As autoridades das Filipinas elevaram nesta quinta-feira para 16 o número de vítimas por causa das inundações e das fortes chuvas provocadas pela tempestade tropical Trami no norte do país. Mais de 186 mil pessoas permanecem nos centros de abrigo habilitados pelo governo, enquanto cerca de 200 mil foram obrigados a passar a noite em casa de familiares ou amigos, declarou o porta-voz do Conselho Nacional de Gestão e Prevenção de Desastres, Reynaldo Balido.

Em Manila, que chegou a ficar com mais da metade de sua superfície inundada, a atividade comercial começa a voltar à normalidade com a abertura do mercado financeiro, dos colégios e dos escritórios governamentais. No entanto, algumas províncias próximas à capital seguem submersas, principalmente nas zonas mais baixas.

Desde o último domingo até hoje, tanto Manila como as províncias vizinhas registraram as chuvas mais intensas dos últimos quatro anos. Segundo os registros do serviço meteorológico filipino, a média mensal de chuva em agosto na região de Manila já foi superada em 30% somente nos últimos quatro dias.

A favelização, o acumulo de lixo nas águas e as más infraestruturas transformam as chuvas de monção em verdadeiros desastres nas Filipinas, que a cada ano registra inúmeras mortes por causa das inundações.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade