PUBLICIDADE

Ásia

Sobe para 10 número de mortos por tempestade nas Filipinas

O fenômeno deixou 75 estradas e três pontes intransitáveis, além de causar danos nas colheitas no valor de 1,140 bilhão de pesos

21 set 2014 - 10h58
(atualizado às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Moradores usam um pequeno barco para o transporte de uma mulher por uma rua inundada após a tempestade tropical Fung-Wong, na província de Rizal, a leste de Manila, em 20 de setembro</p>
Moradores usam um pequeno barco para o transporte de uma mulher por uma rua inundada após a tempestade tropical Fung-Wong, na província de Rizal, a leste de Manila, em 20 de setembro
Foto: Romeo Ranoco / Reuters

Subiu para dez o número de vítimas fatais da tempestade tropical "Fung Wong" no norte das Filipinas. Cerca de 840 mil pessoas foram afetadas pelo fenômeno que causou grandes inundações na capital do país, informaram neste domingo as autoridades locais.

Segundo o último relatório publicado pelo Conselho de Gestão e Redução de Risco de Desastres do país, a maioria das vítimas morreu na cidade de Manila e nas províncias próximas, onde também ficaram feridas sete pessoas.

No total, cerca de 200 mil pessoas se refugiam em 379 centros de evacuação devido às inundações e destruição causados pelo "Fung Wong", que já está a 155 quilômetros a noroeste das ilhas de Batanes, no extremo norte do país.

A tempestade castigou no sábado e na sexta-feira passada a ilha de Luzon, no norte das Filipinas com intensas precipitações, ventos sustentados de até 90 km/h e rajadas de 120 km/h.

Segundo o Ministério da Agricultura, as chuvas e os ventos deixaram danos nas colheitas no valor de 1,140 bilhão de pesos (US$ 25,6 milhões), informou o jornal local Inquirer.

A tempestade tropical deixou 75 estradas e três pontes intransitáveis e causou também o fechamento de centenas de escolas e escritórios governamentais, assim como o cancelamento de voos nacionais e internacionais.

Entre 15 e 20 tufões atingem as Filipinas a cada ano durante a estação de chuvas que, no geral, começa em maio e termina em novembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade