PUBLICIDADE

Ásia

Seul impõe sanções financeiras a 3 empresas norte-coreanas

9 jun 2009 - 03h01
(atualizado às 05h50)
Compartilhar

A Coréia do Sul impôs sanções financeiras a três companhias norte-coreanas supostamente envolvidas no lançamento do foguete de longo alcance em 5 de abril, informou nesta terça-feira o governo sul-coreano.

As sanções, as primeiras que Seul impõe a companhias norte-coreanas, proíbem qualquer tipo de negócio com três empresas da Coréia do Norte e o congelamento de seus ativos investidos em empresas sul-coreanas, informou a agência local Yonhap.

As empresas Korea Mining Developing Trading Corporation, Tanchon Commercial Bank e Korea Ryongbong Geral Corporation são suspeitas de ter um papel vital no desenvolvimento de mísseis na Coréia do Norte e particularmente no lançamento em 5 de abril de um satélite norte-coreano que Seul acredita encobrir o teste de um míssil.

O Ministério de Estratégia e Finanças da Coréia do Sul informou que não existe nenhuma empresa sul-coreana que atualmente tenha relações com as punidas, e que a medida foi adotada de maneira preventiva, segundo a Yonhap.

As três companhias norte-coreanas já tinham sido punidas pelo Conselho de Segurança da ONU no dia 24 de abril, após o lançamento do satélite.

EFE   
Compartilhar
Publicidade